Bombeiro
Caminhão Bombeiro / Pipa em Fibra de Vidro

Caminhão Bombeiro / Pipa em Fibra de Vidro da Unifibra é quatro vezes mais leve que os tanques em aço carbono.

Como é a fabricação do Caminhão Bombeiro / Pipa em Fibra de Vidro?

Caminhão de Bombeiro ou caminhão Pipa com tanques em PRFV (Plástico Reforçado com Fibra de Vidro), são fabricados pelos processos de Hand-Lay-up, Spray up e Filament Winding unindo a utilização de resinas poliéster e fibra de vidro que são resistentes a corrosão, altas temperaturas e proporcionam resistência mecânica e leveza ao equipamento.

Eles podem ser utilizados nas mais diversas condições de operação, como: Combate a Incêndios, Controla Queimadas, Lavação, Irrigação e executa aplicações multitarefas em áreas florestais e agrícolas. Ex: Calda Pronta, Adubo líquido e Fertilizantes.

A combinação entre componentes utilizados na fabricação resultam em características que combinam resistência, leveza, economia e praticidade.

 

VEJA ABAIXO AS PRINCIPAIS VANTAGENS EM RELAÇÃO AO AÇO NA CONSTRUÇÃO DE TANQUES MONTADOS SOBRE CHASSIS DE CAMINHÃO:

 

Ficou interessado?

Clique no botão ao lado e preenha o formulário.
Em breve retornaremos o contato.

Leveza

O PRFV é um material leve, porém muito resistente, essa é uma das principais vantagens da fibra de vidro, pois permite que o equipamento seja transportado e deslocado sem muitos esforços; outra vantagem é que o equipamento em fibra de vidro pode ser instalado sobre superfícies que não precisam de uma resistência elevada, isto posto, o veículo/chassi para receber o tanque em PRFV pode ter um PBT (Peso Bruto Total) menos em relação ao que irá receber o tanque de aço, o que proporciona um menor custo na aquisição do veículo e também problemas com excesso de carga no PBT técnico (recomendado pelo fabricante do veículo), o que acarreta responsabilidade civil e criminal. O fato desse polímero ser mais leve proporciona uma economia com consumo de combustível, por isso é uma grande vantagem para atender as necessidades de equipamentos como: Tanque em PRFV (fibra de vidro), tubos em PRFV (fibra de vidro) escada marinheiro em fibra de vidro (PRFV) entre outros. Um tanque para bombeiro de 12.000 mil litros em aço pesa 2.700 Kg enquanto um de fibra de vidro no mesmo volume pesa 1.610 Kg, isto posto, pode-se adquirir um veículo com menor PBT ou ainda aumentar o volume do tanque em PRFV. Possuem uma diferença de peso comparado aos materiais metálicos, reduzindo custos, como por exemplo, com combustível e pneus.

Resistência à Corrosão

A resistência a corrosão dos tanques de transporte são de acordo com o fluído que será transportado. 

O PRFV diferente dos metais, não sofre nenhum tipo de corrosão ao contato contínuo ou não de materiais com alto índice de corrosão que em contato com metais fazem com que o mesmo enferruje com o passar do tempo.

Cada vez mais empresas que possuem a necessidade de armazenar, transferir ou transportar materiais corrosivos ou água se fidelizam ao PRFV pelo fato de ser resistente aos seus materiais.

São equipamentos ótimo para armazenamento de água, por não gerar corrosão, ela não sofre contaminações como por ferrugem, além de ter uma vida útil superior aos tanques de aço para esta aplicação, que mesmo aplicando revestimentos, o que gera custos, ainda sim os tanques de aço revestidos necessitam de manutenção permanente para evitar deterioração por oxidação que começam a surgir pelas pequenas frestas/soldas.

Resistência a Intempéries

O Caminhão Bombeiro / Pipa em Fibra de Vidro, possui superfície externa de acabamento composta por uma camada formada por uma mistura de resina poliéster com aditivos absorvedores de raios UV e solução parafinada, que confere aos tanques de transporte excelente resistência às intempéries. Por isso, podem ficar expostos por longo período às ações do tempo.

Baixo custo de manutenção

Por não sofrer nenhum tipo de corrosão, o PRFV (fibra de vidro) possui um tempo de vida útil aproximada de 50 anos que gera muita economia por não precisar periodicamente adquirir um novo equipamento por ter estragado.
Também econômico pelo fato de economizar com gastos da manutenção de troca e instalação que podem ter um alto custo somado a indisponibilidade do equipamento em períodos de seca, o que pode acarretar prejuízos maiores por queimadas.
Como o material é muito resistente, a manutenção preventiva é sugerida para que não haja problemas durante a utilização, podendo ser feito in loco.

Alta resistência mecânica

São fabricados com um sistema de suspensão progressiva para que o impacto torne-se menor. Muito comum em tanques de aço montados sobre chassis de caminhão, as trincas, causadas pelos enormes esforços de torção que o chassis dos caminhões sofrem nas estradas não asfaltadas (lavouras) onde transitam, e também pela própria rigidez do molejo dos veículos 6X4, que transferem todo impacto para o tanque/implemento. O PRFV ou Fibra de vidro é flexível evitando o rompimento do equipamento em situações que forçam uma leve envergadura.

 

Resistência à Temperatura

Suportam até 120ºC. (Devendo ser mencionado na aquisição do produto).

Solicite seu orçamento

Preencha os campos abaixo e envie seu orçamento. Ou entre em contato conosco.


FALE CONOSCO